Ginecomastia

GINECOMASTIA – CIRURGIA DE GINECOMASTIA ( MAMAS FEMININAS NO HOMEM )

ginecomastia

Quando alguem se refere a seios grandes, geralmente o assunto esta relacionado ao sexo feminino, onde tal característica é desejável e valorizada. Porém, quando nos deparamos com aumento dos seios em homens, geralmente essa condição esta associada a vergonha e grande constrangimento social. A ginecomastia é exatamente o termo medico relacionado ao desenvolvimento glandular das mamas do homem caracaterizada pelo crescimento dos ductos e do estroma da glândula. Trata-se de uma condição relativamente comum, estimando-se que acometa cerca de 57% da população masculina acima de 44 anos de idade. A ginecomastia é mais frequente na adolescência, a partir dos 13 anos, porém pode persistir na vida adulta, trazendo muitas vezes desconforto e constrangimento em situações em que ocorra exibição do corpo, como tirar a camisa em público ou ir a praia , podendo desencadear sérias conseqüências psicológicas para o paciente portador dessa enfermidade.

Geralmente a causa de seu aparecimento é desconhecida, em função de um desequilibrio hormonal do organismo. Porém, em pacientes de uma faixa etária mais avançada, devem ser consideradas causas orgânicas  como doenças pulmonares ou hepáticas como a cirrose e hepatite, alterações nos testículos, na glândula supra-renal, uso de drogas como canabinóides, anthipertensivos, hormônios e outras. Se a ginecomastia persistir num adolescente, pode se realizar o tratamento cirúrgico, conseguindo-se uma redução significativa do volume e forma da mama na maioria dos pacientes, proporcionando um tórax plano e reto, consistente com o contorno corporal masculino.

A pergunta mais importante que o paciente que possui ginecomastia deve se fazer é a seguinte: A ginecomastia está me incomodando psicologicamente e/ou fisicamente? Se a resposta for positiva, a cirurgia para correção da ginecomastia pode estar indicada para o seu caso.

SINTOMAS DA GINECOMASTIA

No homem adulto normal, não há tecido mamário palpável. A ginecomastia surge como uma massa na região mamária, palpável, variando de 1,0 – 10 cm de diâmetro. Ela pode ser unilateral, podendo desenvolver-se, após meses ou anos na outra mama ou então ser bilateral.

tratamento cirúgico da ginecomastia

tratamento cirurgico da ginecomastia com excisão de nódulo pela borda inferior da aréola

Na ginecomastia, o mamilo e a aréola raramente apresentam mudanças significativas, embora hipertrofia dos mamilos e alargamento das aréolas possam ocorrer. Os sintomas limitam-se à massa palpável e dor à palpação, principalmente nos adolescentes, porém na maioria dos casos, a ginecomastia é assintomática.

TRATAMENTO DA GINECOMASTIA

A cirurgia plastica de correção de ginecomastia pode ser realizada em homens de qualquer idade que gozem de boa saúde física e emocional. Os melhores candidatos a essa cirurgia tem a pele firme e com elasticidade suficiente para se adaptar ao novo contorno corporal. Para realização da cirurgia são necessarios 2 exames de sangue pré operatórios: hemograma completo e coagulograma. A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local associada a sedação oral e tem duração média de 2 horas, com o paciente podendo retornar a sua residência logo após o procedimento.

Para o planejamento cirúrgico do tratamento da ginecomastia, normalmente utilizamos três classificações, que irão nortear o tipo de cirurgia mais adequado para cada caso:

* Grau I: paciente possui apenas tecido glandular , sendo necessaria remoção cirurgica atraves de uma incisão pequena em forma de semicírculo na parte inferior da aréola, na transição da areola para a pele. A cicatriz da ginecomastia não é aparente e possui otima qualidade estetica quando atinge seu aspecto final, ja que a areola ja possui uma coloração normalmente mais escura. Pode ser associada ou não a lipoaspiração, para melhor harmonização da região.

* Grau II: tecido glandular associada ao acumulo de gordura localizada no torax, estando indicada a associação da remoção cirurgica com a lipoaspiração.

* Grau III: ginecomastia difusa com grande excesso pele. Geralmente encontramos a aréola e o mamilo abaixo do sulco inframamário, estando indicada a remoção do excesso cutâneo, o que implica em maiores cicatrizes. Estes pacientes necessitam de mamoplastia ( técnica do T invertido ), que remove além da gordura e tecido glandular, o excesso de pele presente no paciente.

classificação dos graus de ginecomastia

Como toda cirurgia plastica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de ginecomastia são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia sejam realistas. Em nossa clinica de cirurgia plastica, dispomos de cirurgiões com larga experiência nesse tipo de cirurgia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso . Se voce se sente incomodado com a ginecomastia, ligue (21) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 e agende sua consulta de avaliação. A solução para esse incomodo problema pode estar mais proxima do que você imagina!

Referências Bibliográficas:

1) Nascimento, Valter ” Ginecomastia - Cirurgia Plastica “, 2009

Comments
25 Responses to “Ginecomastia”
  1. Mauricio G. says:

    Quais os sintomas da ginecomastia mais comuns? To sentindo uma coceira e um caroço no meu mamilo D. Sera que se tomar remedio resolve? E quanto custa uma cirurgia dessas ? Pode parcelar?

  2. João M. says:

    Cara se voce ja ta com nódulo e coçando ja era. Depois que ja formou o nodulo, só fazendo a cirurgia de ginecomastia mesmo.

  3. valterchaves says:

    Os sintomas mais comuns da ginecomastia são hipersensibilidade local, dor e prurido ( coceira). Tratamentos medicamentosos a base de remédios anti aromatizantes tem efeito basicamente para evitar o aparecimento do nodulo. Após o aparecimento do nódulo, o tratamento mais indicado é a correção cirúrgica.

  4. Mirco says:

    Tenho ginecomastia desde a adolescencia. Hoje tenho 24 anos e sofro com ela. Quanto custa a cirurgia pra eliminar a ginecomastia ?? Tem risco dela voltar? O pós operatório é muito dolorido???

  5. Fernandes says:

    Ola a todos, gostaria de compartilhar minha experiência sobre a ginecomastia, desde minha adolescência convivi com os famosos “peitinhos”, assim como todos os relatos aqui postados a minha história não foi diferente, desde que percebi que tinha meu peito acentuado, mesmo que não era um volume grande era o bastante para que eu não fizesse algum tipo de esporte ou usasse algumas roupas que pudessem transparecer aquilo que tanto me afligia, não so a questão da estética mais da minha autoestima, ir a praia sempre era uma tortura pois nunca tirava a camisa, me sentia diferente dos outros, até mesmo meus relacionamentos não tiveram progresso devido ao meu medo que descobrisem que eu tinha ginecomastia. Hoje faz três dias que fiz minha cirurgia de ginecomastia, estou tomando os remédios prescritos pelo médico (Análgésico e antiinflamatório). Minha cirurgia durou em média de duas horas, estou utilizando a malha elástica, minha sugestão é que procure um médico especializado para as primeiras avaliacoes e consequentemente um cirurgião plástico. Irei postar fotos assim que eu tiver um resultado para comparar o antes e o depois. Espero poder ter ajudado a responder algumas dúvidas em relação a cirurgia de gincecomastia. Boa sorte a todos!

  6. Arthur says:

    olá, eu tenho 16 anos, recentemente apareceu um caroço no mamilo esquerdo, as vezes doi as vezes n. eu queria saber que tipo de medico consultar primeiro para me dizer o que é isso exatamente e qual o medico especializado para remover.

  7. Juninho says:

    Olha só o que eu li. ” Sinais e sintomas de ginecomastia incluem: tecido glandular da mama inchada, rigidez ou caroço no peito. Consulte o seu médico se você tem: Inchaço , Dor nos mamilos, rigidez na mama, descarga de liquido em uma ou ambas as mamas ” Eu acho que tenho ginecomastia sim, pois tomei anabolizante ha uns 2 anos e fiquei com um caroço que não sai mais. Quanto custa a cirurgia nesse caso ? Em quanto tempo depois da cirurgia posso voltar a malhar? Se depois que eu fizer essa cirurgia, tomar anabolizantes , tem risco da ginecomastia voltar?

  8. Marii Prates says:

    Eu sofro com ginecomastia tem uns 3 anos. No meu caso acho que foi pq tomei anabolizantes e ginecomastia apareceu. Começos como um carocinho que coçava e depois formou um nódulo meio endurecido. QUeria tirar isso de vez. Quanto custa uma cirurgia de ginecomastia? Tem chance de ela voltar depois de fazer a cirurgia?

  9. Henrique says:

    Tenho 16 anos, e desde pequeno tenho isso como muitos já falaram, isso é pior porque sentimos diferentes e tals, adoro praia, fico receoso de ir a mesma por esse problema, os meus peitos nem são tão grandes mas é o suficiente pra ser diferente. Não uso camisas apertadas porque deixam amostra, e sem falar que deixa aquela incerteza em tudo, receio em tudo, até de chegar em garotas. Sem falar que brincadeiras, que incomodam e não incomodam mas toda brincadeira tem um fundo de verdade. De um tempo pra cá, meu deu vontade de saber mas sobre o assunto, e o meu único receio é ter quelóide, vai que eu tenho e o negoço fique pior do que antes kkkkkkkkkkkkkkkkk, fiz uma cirurgia e ela não fico como as normais, ai pelo que eu vi, tenho que fazer alguns exames e tals, mas enfim to deixando mais a minha experiência com esse probleminha, que mesmo com isso temos que lembrar que existe pessoas com problemas maiores, só que claro isso pode mudar.

  10. SAMUEL says:

    Quanto custa essa cirurgia e onde faço?

  11. Adriano says:

    Olá. Tenho 28 anos. Fiz a cirurgia de ginecomastia em dezembro de 2009 nas duas mamas. Foi feita a remoçao das glâdulas e retirada de excesso de gordura na regiao mamária por meio de lipoaspiração. Foi deixado 1 dreno em cada mama. Usei corretamente o colete conforme o cirurgião prescreveu.
    Notei, com poucas semanas após a cirurgia, que estava se desenvolvendo proximo da regiao do mamilo da mama esquerda, um nódulo. Além do nódulo percebo que voltei a ter ginecomastia nas duas mamas e que a da esquerda está maior do que a direita.
    Enfim, agora tenho 2 problemas: ginecomastia nas 2 manas e 1 nódulo na mama esquerda.
    Gostaria de que alguem compartilhasse algum caso parecido e alguma possivel correção.
    Grato!

  12. Joao says:

    Tenho 13 anos e vendo pelas fotos tenho o grau 1 , qnd vou tomar banho e as vezes sem ir a mama coça agr tem tipo um carosso numa das mamas , quero mto fazer essa cirurgia sou mto zoado ,mais tipo o efeito volta dpois ? Eu moro em brasilia , quanto q sai essa cirurgia e vcs sabem alguma clinica ou sla algum lugar que fassa ?

  13. RCM says:

    Sofro com essa doença desde a adolescencia, sofri muita gozação dos amigos não sofro hoje porq não tiro a camisa na frente de ninguem, me privo a ir em praias piscinas ou trocar de camisa na frente dos outros, a minha é grau 1, raramente coça, queria saber se há soluçoes para a ginecomastia sem cirurgia? fazendo a cirurgia fica cicatrizes? valores, o onde posso fazer em Feira de Santana bahia

  14. André says:

    OI gostaria de saber o preço dessa cirurgia pois tenho o seio do tipo 1 da foto acima e queria retirar esse excesso, obrigado

  15. paulo22 says:

    Cara,só pode da ginecomastia Tomando anabolizantes ou pode dar sem tbm?

  16. Muniz says:

    Tenho grau 1 de ginecomastia, quero saber sobre tratamento / cirurgia, quanto custa, é se vocês trabalham aqui no rio.

  17. Gustavo says:

    Eu pretendo fazer a cirurgia em breve, mas temo que o problema possa voltar. Já usei erva durante alguns anos, mas não tenho certeza se o desenvolvimento das mamas foram ocasionados pelo uso da erva. O Dr. disse que eu não poderei mais fumar ervaa, qualquer “tapinha” pode desencadear o retorno da ginecomastia após a cirurgia, isso é verdade? É aconselhável tomar algum medicamento para evitar o desenvolvimento da glândula novamente?

  18. como faço pra descobrir se tenho ginecomastia

  19. Breno says:

    Boa tarde! E normal após 3 meses da cirurgia de ginecomastia,ficar nodulos na lateral do peito? ao lado da aréola? Como se não tivesse retirado nodulos nenhum!

  20. edivaldo says:

    tenho 43 anos e desde a adolescencia tenho ginecomastia tipo 1,mas não tem caroço nem doi nada só é inchaço na glandula mamaria,devo fazer cirurgia ou tem algum remedio?

  21. Nelio says:

    Tinha Ginecomastia grau 1 que me incomodava muito, fiz a cirurgia e não me arrependo, as cicatrizes são praticamente imperceptíveis e a recuperação é bem tranquila.

  22. Abner Carlos says:

    Doutor , o meu sofrimento começou assim q eu terminei meu ensino médio , desde então , ando pensando muito nisso , meu relacionamento com tudo q esta ao meu redor anda afetado , por conta deste problema q tenho , ando muito preocupado e muito estranho ultimamente , necessito de ajuda , to perdendo tudo , por que tenho ginecomastia , meu sofrimento vai alem, o primeiro passo q dou de casa pra fora já me preocupa , uso camisas folgadas pra q ninguém note isso pois alguns veem e zombam da minha cara , ate minha própria família , a unica pessoa q entende isso e minha esposa , q também anda preocupada comigo , doutor não sei mais o que fazer , eu preciso de ajuda , muitas coisas passam pela minha cabeça , ando sofrendo bastante , me ajude por favor …já procurei em minha cidade mas não achei nada sobre cirugioes de ginecomastia , moro em PALMARES PERNAMBUCO … POR FAVOR DOUTOR ME AJUDAA

  23. Ismael says:

    Tive ginecomastia, fiz a cirurgia que particular e gastei com hospital leito e anestesia local, tive q ir atrás de exames de sangue, mamografia e outros exames q.serão solicitados pelo seu médico, fui direto em uma cirurgiã plástica e esclareci… EU QUERO TIRAR ESSA COISA HORRIVEL DO PEITO. Seja direto dizendo o que deseja e não deixa te enrolar dizendo que não é tão grande assim, se vc não quer aquilo, vc pode sim mudar. Qualquer dúvida mande um e-mail. Não sei se voltarei a achar está página

  24. Felipe says:

    Olá meu nome é Felipe tenho 16 anos desdo ano passado começou a surgir umas pedras no mei peito , começou pela mama esquerda dps foi para o direito , é uma e maior que a outra , quero saber sé tem como eu reduzir as mamas com remedios , pilula ? ou so tem como remover com cirurgia , é também quero saber quanto custa uma cirurgia de ginecomastia Sou do RIO DE JANEIRO Obrigado !

  25. Samuel says:

    Fiz essa cirurgia de ginecomastia há 3 anos atrás e recomendo a todos que se incomodam que também façam.
    É um alívio enorme. É triste se sentir mal com o próprio corpo.

Leave A Comment

Spam Protection by WP-SpamFree

Categorias sobre Implante de Silicone